Envie seu caso

HOME/Envie seu caso

Você é um médico cooperado Unimed-BH ou membro do corpo clínico da rede própria ou credenciada? Contribua enviando imagens de um caso clínico que considere interessante para estudo. Basta preencher o formulário abaixo, segundo as instruções de cada campo.

Todo caso passará por uma avaliação junto ao comitê editorial das Sessões Clínicas em Rede da Unimed-BH que verificará sua adequação à proposta. Caso aprovado, o autor será contatado para devidas autorizações de publicação. O médico deverá também encaminhar o Termo de Consentimento Esclarecido assinado por ele e pelo paciente, conforme modelo anexo. Este documento pode ser digitalizado e encaminhado para o e-mail universidadecorporativa@unimedbh.com.br.

Download do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido

Preencha o formulário:

1) Autor: *

Nome*

Especialidade*

CRM*

Email*

Telefone de contato*

Local de trabalho:*

1) Anexar imagens: *

As imagens deverão ter boa qualidade/resolução. Poderão ser enviadas mais de uma imagem sobre o caso (máximo 4), em formato JPG e separadas. Cada imagem deve conter sua legenda descrevendo o tipo de imagem (ex: radiografia de punho direito, tomografia computadorizada do tórax).

Imagem 1

Imagem 2

Imagem 3

Imagem 4

3) Enunciado: *

Na descrição do caso deverão constar: idade, sexo, breve história clínica e dados essenciais para o diagnóstico.

Máximo de 450 caracteres

4) Pergunta: *

Uma questão objetiva sobre o caso que tenha um enunciado semelhante a “Analisando esta imagem e os dados do paciente pode-se concluir que:” ou “ Considerando o quadro clínico descrito e a imagem apresentada”.

Máximo de 150 caracteres

5) Respostas: *

Devem ser elaboradas 4 opções de respostas (a, b, c, d), sendo apenas uma correta. As respostas devem abordar preferencialmente os diagnósticos diferenciais possíveis e que podem ser excluídos com base na imagem e/ou enunciado (máximo: 100 caracteres).

a)

b)

c)

d)

6) Análise da imagem: *

Assinalar os aspectos relevantes que serão definidores do diagnóstico nas imagens. Assinalar quais imagens deverão conter setas e legendas para identificar estruturas, alterações.

Máximo de 450 caracteres

7) Diagnóstico: *

Breve discussão sobre cada alternativa (a, b, c, d). Iniciar pela resposta correta com justificativa que embase esta opção. Descrever os principais argumentos em relação às outras 3 opções incorretas, que deverão ser feitos separadamente.

Máximo de 1500 caracteres

8) Discussão do caso: *

Elaborar comentário sobre o caso abordando aspectos da epidemiologia, fisiopatologia, apresentação clínica, causas, diagnósticos diferenciais, propedêutica, tratamento.

Máximo de 2500 caracteres

9) Aspectos relevantes: *

Destacar conceitos considerados fundamentais que se relacionem ao caso clínico, no formato de tópicos.

Máximo de 150 caracteres por tópico, total de 800 caracteres.

10) Referências: *

Poderão ser sugeridos artigos, diretrizes de sociedades, manuais do Ministério da Saúde ou outros materiais com informações para estudo adicional.

Máximo de 1 mil caracteres.