Café controverso

Home/Café controverso

Um papo sobre constipação funcional

A próxima edição do Café Controverso: Saúde em Pauta acontece neste sábado, 14 de abril, a partir das 11h, com o tema Um papo sobre constipação funcional. Fruto de uma parceria entre o Instituto Unimed-BH e o Espaço do Conhecimento UFMG, o evento contará com a participação da médica especialista em gastroenterologia pediátrica Márcia Fantoni e da psicóloga especialista em atendimento Sistêmico de Famílias e Redes Sociais Valéria Tassara. A mediação do debate será feita pela professora aposentada da Faculdade de Medicina da UFMG Rocksane Norton.

A constipação, na maior parte das vezes, é tida como um transtorno funcional, ou seja, não há uma doença orgânica detectável. Em muitos casos, tem início no primeiro ano de vida. “Cerca de 14% dos casos atendidos em consultas pediátricas são relativos à constipação funcional, e o diagnóstico precoce é fundamental, mas nem sempre feito corretamente. Os sinais de alerta, no caso das crianças, são a consistência das fezes, dores abdominais e presença de sangue, e os pais devem ficar atentos ao comportamento dos filhos”, explica Márcia Fantoni.

Segundo ela, “o problema é prevalente em meninos, mas, gradativamente, a relação se inverte, tornando-se mais comum em mulheres adultas. Com o passar do tempo, podem ser desencadeados problemas psicológicos secundários e surgir complicações. Adultos com constipação são mais propensos ao câncer de cólon, por exemplo”. A médica esclarece, ainda, que uma dieta normal, rica em fibras e associada ao consumo de líquidos, pode contribuir para a prevenção, mas, depois de instalada, a constipação só é corrigida com tratamento medicamentoso.

A psicóloga Valéria Tessara esclarece que a visão deve ser sistêmica para diagnóstico e tratamento da constipação. “A ciência evoluiu, e uma análise integrada é fundamental, associando o tratamento medicamentoso à terapia. Não há uma única relação de causa e efeito no caso da constipação e não podemos generalizar as questões, pois as crianças se expressam de várias formas sobre a realidade que vivem. Esse é um chamado para os pais ficarem atentos, e a participação deles é indispensável para a saúde e o bem-estar geral das crianças”, diz.

Café Controverso
A proposta do Café Controverso, lançado em 2012, é discutir temas atuais a partir de múltiplas perspectivas, dando oportunidade para os seus pontos de encontro e contradições. O projeto, idealizado pelo Espaço do Conhecimento UFMG, promove encontros mensais e, nessa trajetória de cinco anos, vem propiciando o compartilhamento de informações das mais diversas áreas do conhecimento, de dentro e fora da Universidade.

Desde 2017, é realizada a série especial Saúde em Pauta, resultado da parceria do Espaço do Conhecimento UFMG com o Instituto Unimed-BH, que tem como objetivo compartilhar com o público geral informações sobre os temas mais levantados em consultórios pelos pacientes.

Instituto Unimed-BH
Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH foi criado em 2003 com a missão de conduzir o programa de Responsabilidade Social Cooperativista da Unimed-BH. Os projetos desenvolvidos têm foco em cinco diretrizes: Comunidade, Meio ambiente, Voluntariado, Adoção de espaços públicos e Cultura.

Convidadas: Márcia Fantoni (médica especialista em gastroenterologia pediátrica) e Valéria Tassara (psicóloga especialista em atendimento Sistêmico de Famílias e Redes Sociais)
Data: 14 de abril de 2018
Horário: 11h
Onde: Cafeteria do Espaço do Conhecimento UFMG