Café controverso

Home/Café controverso

Depressão e ansiedade na contemporaneidade

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que a depressão atinge mais de 300 milhões de pessoas no mundo, registrando um aumento de cerca de 18% entre 2005 e 2015. Segundo o Ministério da Saúde, pelo menos 11 milhões de brasileiros sofrem com a doença, que foi tema do Dia Mundial da Saúde em 2017. O assunto continua em pauta nos consultórios e será discutido neste sábado, 28 de julho, às 10h, no Café Controverso: Saúde em Pauta, no Espaço do Conhecimento UFMG, em parceria com o Instituto Unimed BH.

Para o clínico geral da Unimed-BH, João Carlos Martins, um aspecto importante é a abordagem da doença. “Algumas vezes, a tristeza ou a ansiedade, sentimentos normais, são considerados depressão, o que acaba gerando uma supermedicalização dos afetos. No mundo contemporâneo, nem sempre temos espaços para os sentimentos, e existe preconceito em procurar um especialista. Existem diferentes abordagens para a questão, uma que considera a medicação como o único tratamento, pois o foco é na composição química, e outra transversal, que, além da recomendação medicamentosa, valoriza também a subjetividade”, explica.

O médico psiquiatra e psicanalista, José Nogueira de Sá Neto, conta que já acompanhou casos nos quais algumas lesões de pele eram um reflexo da situação psíquica das pessoas, reforçando a importância de uma avaliação subjetiva dos pacientes. “Sou avesso a escutar e tratar somente os sintomas. Eles são uma síntese do mal-estar que as pessoas vivem. Já atendi pessoas que não se davam conta de que algumas feridas vinham da alma, é importante que as abordagens não sejam só objetivas”.

Durante o Café Controverso, o debate entre os dois especialistas será mediado pelo médico da Unimed-BH, Nilton Alves de Rezende, professor titular de clínica médica da Faculdade de Medicina da UFMG. O evento começa às 10h e tem entrada franca.

Café Controverso: Saúde em Pauta
Um sábado por mês, o evento é realizado em uma parceria entre o Instituto Unimed-BH e o Espaço do Conhecimento da UFMG por meio do incentivo de 4,7 mil médicos cooperados e colaboradores da Cooperativa. O Café Controverso: Saúde em Pauta reúne especialistas e público para debaterem os assuntos mais abordados em consultórios médicos.

Instituto Unimed-BH
O Instituto Unimed-BH, agente de responsabilidade social da Cooperativa, comemora 15 anos de presença na cidade, realizando projetos sociais locais e levando mais cultura para toda a população. Os projetos desenvolvidos têm foco em cinco diretrizes: Comunidade, Meio ambiente, Voluntariado, Adoção de espaços públicos e Cultura.

Convidados: João Carlos Martins (clínico geral da Unimed-BH e psicanalista) e José Nogueira de Sá Neto (médico psiquiatra e psicanalista)
Data: 28 de julho de 2018
Horário: 10h
Onde: Cafeteria do Espaço do Conhecimento UFMG